Clube Solar Brasil - Energia Solar Franquias

Perguntas frequentes

1Quais são os tipos de energia solar para imóveis?
Atualmente, existem dois tipos: a energia solar térmica e a fotovoltaica. A energia solar térmica é o sistema de aquecimento solar, que serve para esquentar a água de chuveiros, torneiras, piscinas e o, também, o próprio ambiente. Já a energia solar fotovoltaica é o sistema utilizado para gerar a própria energia elétrica do imóvel, tanto em locais que contam com o atendimento da concessionária da região, quanto em lugares remotos (nesse caso, uma bateria é utilizada para o armazenamento da energia produzida).
2Quanto tempo dura um sistema de energia solar?
O sistema fotovoltaico dura muito tempo: em média, 25 anos, desde que esteja bem cuidado e os equipamentos sejam de qualidade. Depois desse tempo, o sistema continua funcionando, mas com menor eficiência – a vida útil dos painéis solares pode chegar a 50 anos.
3A energia solar funciona durante a noite?
A vantagem da energia solar é que, se o sistema produzir mais do que o imóvel consumir, esse excedente gera créditos em kWh (quilowatt-hora), que podem ser utilizados em até 60 meses – então, você pode aproveitar para utilizar esses créditos no período noturno.
4Como é feita a manutenção da energia solar?
A manutenção é muito simples e acessível. De um modo geral, basta limpar as placas com água uma vez por ano, ou quando você notar que elas estão muito sujas por conta da falta de chuva.
5Os painéis solares são resistentes a condições climáticas severas, como chuva de granizo?
Sim – desde que os painéis sejam de boa procedência e tenham sido instalados corretamente. Lembre-se: o barato pode sair caro.
6Quanto tempo leva para que a energia solar seja instalada no imóvel?
Depende da facilidade (ou dificuldade) de acesso ao local onde os painéis ficarão – normalmente, eles ficam no telhado. Mas, de forma geral, podemos dizer que leva de 2 a 7 dias para que a energia solar seja devidamente instalada em pequenas residências. Instalações maiores, em grandes comércios e indústrias, podem demorar mais semanas e até meses.
7O que é preciso que o imóvel tenha para que seja instalado sistema fotovoltaico?
A energia solar funciona em todos os tipos de imóveis – casas, prédios, comércio, indústria, propriedade rural, etc. O único requisito é que haja um local apropriado para a instalação dos painéis; ou seja, precisa ser aberto e ter a incidência solar durante a maior parte do dia. Os painéis podem ser instalados em telhados, lajes e em solo.
8É possível monitorar a quantidade de energia elétrica o sistema fotovoltaico está produzindo no imóvel?
Sim, aliás, essa é uma das grandes vantagens da energia solar.